10 tendências e inovações essenciais ao futuro do marketing digital
Personalização, experiência, realidade aumentada. Você está por dentro de tudo?
Personalização e segmentação avançada
No cenário de alta competitividade, não podemos falar de crescimento no marketing digital sem falar em anúncios. Através de tecnologias de coletas de dados e análise cada vez mais avançadas é possível tornar essa ação mais efetiva.
Quando falamos de personalização e segmentação avançada, estamos falando de definir públicos bem específicos, usando critérios como idade, gênero, localização, interesses, comportamentos de navegação e muito mais. Assim, você atinge o público segmentado, no canal e no momento certo.
Experiência do cliente
70% dos clientes gastam mais com empresas que oferecem experiências personalizadas, fluidas e integradas, é o que aponta o relatório CX Trends 2023. Isso significa que investir na experiência do cliente não é só um “agrado”, mas uma estratégia com alto retorno financeiro.
As mais recentes inovações em customer experience são: atendimento omnichannel e uso de inteligência artificial no atendimento ao cliente. Com a evolução das ferramentas de IA, os consumidores esperam que o atendimento das empresas seja exponencialmente melhorado. Como o relatório CX Trends 2023 aponta, 64% dos consumidores querem que os bots forneçam o mesmo nível de serviço que os humanos.
RA e RV
Ainda falando de experiência do cliente, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) são tecnologias que estão transformando a forma como as empresas encantam seus consumidores, através de experiências imersivas e interativas para apresentação e teste de produtos, tours virtuais, compras on-line, e muito mais.
Marketing de conteúdo
A alta competitividade também está presente no marketing de conteúdo. Quer rankear bem no Google? Quer aumentar a entrega dos seus posts nas redes sociais? Produza materiais originais e que gerem valor, abuse do poder do conteúdo audiovisual, conheça bem o comportamento de pesquisa do seu público, se faça presente nas diversas mídias disponíveis e foque em relacionamento.
E falando especificamente de relacionamento, não existe melhor momento para investir em Marketing Conversacional, estratégia que utiliza-se de chatbots e assistentes virtuais para interagir e responder às dúvidas dos seus clientes e, a partir delas, oferecer material suficiente para a criação de conteúdos personalizados.
Pesquisas de voz
“Alexa, qual o restaurante japonês mais próximo?” Perguntas como essa são cada vez mais comuns em função da maior adesão das pessoas aos dispositivos de voz, como a Siri (Apple) e a Alexa (Amazon). Um estudo da Report Linker aponta que há uma estimativa de crescimento de US$ 8,6 bilhões em 2026 para o mercado de smart-speakers. Será que o seu site ou seu conteúdo é identificado em uma pesquisa de voz? Não? Então, você precisa adaptá-los.
Mobile marketing
Segundo o IBGE, o celular está presente em 99,5% dos lares brasileiros com acesso à internet, o que torna o mobile marketing imprescindível para qualquer empresa. Apertando a tecla SAP, mobile marketing é usar os recursos dos dispositivos móveis para divulgar, interagir e influenciar o seu público, enviando notificações e mensagens no WhatsApp, desenvolvendo apps, enviando cupons de desconto a partir do rastreamento via bluetooth e muito mais.
Vídeo marketing
Levantamento da Video Brewery aponta que uma boa estratégia de vídeo marketing pode aumentar a compreensão do público sobre uma marca em até 74%. Outro número, dessa vez da Koozai, estima que, em média, 12% do público que assiste um anúncio em vídeo decide pela compra do que lhe foi apresentado.
Com o alto consumo de vídeos na internet, não existe uma boa estratégia de divulgação sem o vídeo marketing. Desde apresentar a sua empresa até mostrar como o seu produto funciona, conteúdos audiovisuais têm grande poder de conversão
Marketing de influência
Desinfluencers, live marketing, creator economy… Se você não sabe do que estou falando, atualize-se. O marketing de influência não só é uma estratégia em ascensão como também está em constante evolução. Apenas uma coisa não mudou: a efetividade dessa estratégia.
Segundo a Nielsen, 71% dos consumidores acreditam mais em publicidade, opiniões e produtos quando apresentados por influenciadores. E com a era da “creator economy”, os influencers tornam-se suas próprias marcas, comercializando seus próprios produtos.
Inteligência Artificial
ChatGPT, Midjourney, IA generativa e muito mais. A surpreendente e descomunal evolução das ferramentas de inteligência artificial não nos permite ignorar o seu potencial. Planejamento de conteúdo, análise de dados e automação de tarefas rotineiras são algumas maneiras de aplicar a IA ao marketing e se beneficiar com a agilidade e assertividade dos resultados.
Responsabilidade social e sustentabilidade
Seja pela preocupação social e ambiental ou como consequência das obrigações legais, a pauta ESG está sendo cada vez mais incorporada à cultura das empresas e essa mudança precisa estar conectada às suas estratégias de marketing. Os consumidores estão mais conscientes sobre o papel das empresas no futuro do planeta e têm cada vez mais cobrado uma mudança de postura.
Enfim, essas são algumas das inovações e tendências que já estão influenciando o planejamento de marketing no Brasil e no mundo. Seja rápido, estude e implemente aquilo que faz sentido para sua marca antes que seja tarde demais.